A Casa Tito

UM POUCO DE HISTÓRIA 

O imigrante austríaco, Gustavo Schier, deixou o vilarejo na Boêmia, e desembarcou no porto de São Francisco do Sul (SC), em 1876.  Assim como ele, uma onda de imigrantes alemães, italianos e de outras etnias, atraídos pela promessa de terras, trabalho e uma nova vida, estabeleceram-se na região Sul do Brasil. O estado do Paraná vivia um período de prosperidade devido ao ciclo da erva-mate, o que atraiu a mão de obra recém chegada. 

Foto do primeiro estabelecimento da família localizado na república argentina. (1938)

O bairro do Portão em Curitiba era um conhecido entroncamento do caminho dos tropeiros, o que levou Gustavo a abrir ali um negócio de artigos em couro e selaria. Com o progresso, o bairro cresceu, foram construídas as primeiras igrejas, comércios e ruas para facilitar o acesso da população, tais como a Avenida República Argentina, uma grande avenida que liga os bairros do Água Verde, Portão, Novo Mundo e Capão Raso.

Com o passar dos anos Gustavo teve filhos, e, dentre eles, Feliciano B. Schier, mais conhecido como Tito, que herdou de seu pai a profissão de seleiro. Tito era carismático e trabalhava com muita dedicação. Após o falecimento de seu pai, iniciou seu próprio negócio onde fabricava manualmente acessórios em couro e artigos para montaria.

Naquela época, os estabelecimentos comerciais também serviam como moradia para o proprietário e sua família, por isso recebiam o nome de “casa”. No início dos anos 40, Tito concluiu a construção do imóvel, onde à partir de então começou a funcionar sua loja.

Após o falecimento de Tito, seu filho Sérgio assumiu a Loja e a Selaria ficou sob a direção das filhas Mariluz e Edeluz. Com o passar dos anos, a loja, que até então vendia calçados, mudou de ramo e especializou-se em chapéus, acessórios e artigos tradicionais da região sul.

A Casa Tito Schier no início dos anos 50.

A Casa Tito é parte da história do comércio da Curitiba, e uma das empresas mais antigas em atividade na cidade. Há mais de seis décadas no mercado, a empresa segue mantendo a tradição e os valores que a acompanharam desde sua fundação. Somos especializados em chapéus, acessórios e artigos tradicionais do sul do país.

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS